Área do Aluno

Área do Aluno



Método


Metodologia das aulas

O Programa de Estudos Liberais está organizado em cinco módulos, cada um com duração de 6 meses. Dessa forma, o aluno tem esse prazo para concluir as aulas e ser aprovado, como em um curso presencial. Assim, a duração total do curso é de 2 anos e meio, sendo necessária a conclusão de cada módulo para avançar ao módulo seguinte. Quando todos os módulos estiverem disponíveis e o aluno quiser se matricular em mais de um, poderá fazê-lo com um maior tempo de acesso devido à maior quantidade de aulas contratadas.

O prazo para realizar o curso faz parte da metodologia, pois torna a constância necessária à vida de estudos presente na programação diária de nossos alunos. É vedado ao aluno, portanto, o download das aulas. Adotou-se essa prática pela experiência de nossos antigos cursos e pelo bom andamento dos atuais alunos do curso, que podem estar em contato com os professores com frequência e progredir de forma sensível.

As aulas do Programa são expositivas, contando com leituras, comentários e análises de obras clássicas de cada disciplina, além de tarefas adicionais e conteúdo extra. Todo esse material está hospedado em uma plataforma EAD profissional que possibilita, durante o período de seis meses para cada módulo, o acompanhamento das aulas, a realização de atividades e exercícios, a tutoria dos professores e o acesso ao fórum de discussões. Para a progressão do aluno em cada aula, é necessária uma nota mínima nas avaliações propostas pelos professores. Caso não seja atingida essa nota, é possível refazer as avaliações.

Os materiais didáticos são desenvolvidos pelos professores com o conteúdo das disciplinas do módulo em questão, para baixar em pdf. Os livros para complemento dos estudos são indicados pelos professores e as atividades incluem produção textual para cada módulo. Os melhores trabalhos serão divulgados nas publicações do Instituto Hugo de São Vítor.

}