fbpx

8

Vídeos

Descrição do Curso

Há uma profusão de metodologias ainda latentes e que merecem ser clarificadas para que pais, professores e todos aqueles que de forma autônoma buscam o crescimento humano integral possam mais conscientemente estabelecer uma ordem dos estudos, uma Ratio Studiorum.

A Ratio Studiorum, como ficou conhecido o plano de estudos nos colégios jesuítas, buscou sempre absorver o que de mais elevado e eficaz existia para o ensino e a propagação da cultura cristã. É imprescindível que a conheçamos bem, seja para que sigamos as suas valiosas lições, seja para que, não concordando com os princípios ali regedores, inspire-nos ao menos uma busca ampla de tudo o que é bom, verdadeiro e belo.

A pedagogia por vezes chamada de inaciana, que formou não só homens como: São José de Anchieta, São João da Cruz, São Francisco de Sales, Cervantes, Padre Antônio Vieira e o nosso Mário Ferreira dos Santos; mas também: Descartes, Rousseau e Diderot; é motivo de grandes controvérsias que precisam ser conhecidas por todos que buscam a verdade; é preciso que nos questionemos sobre como um único método formou personalidades tão antagônicas.

No II Congresso Brasileiro de Educação Liberal – que ocorreu em 2017 em Porto Alegre / RS – o Instituto Hugo de São Vítor abriu um espaço na esfera pedagógica, para que mais pessoas possam conhecer o método; que formou a maior parte dos homens de ciências e letras na modernidade.

Informações adicionais

 

Duração

Disponível por 2 meses para aqueles que adquirirem o curso avulso. 

Certificado

Será disponibilizado, no ambiente de ensino do aluno, no próprio perfil de usuário, um certificado digital no formato PDF após a conclusão do curso

Conteúdo do Curso

  • Palestra 1 - A Confraria de Artes Liberais e o IHSV Trivium: Gramática, Lógica e Retórica;
  • Palestra 2 - A unidade do Trivium;
  • Palestra 3 - O Trivium na educação da imaginação;
  • Palestra 4 - Aristóteles e o Trivium;
  • Palestra 5 - A educação segundo Platão;
  • Palestra 6 - A vida sem imaginação;
  • Palestra 7 - Por que estudar o simbolismo natural;
  • Palestra 8 - Leitura, memorização e composição poética.

Aulas Abertas

Fechar Menu
×
×

Carrinho