8

Vídeos

Descrição do Curso

Há uma profusão de metodologias ainda latentes e que merecem ser clarificadas para que pais, professores e todos aqueles que de forma autônoma buscam o crescimento humano integral possam mais conscientemente estabelecer uma ordem dos estudos, uma Ratio Studiorum.

A Ratio Studiorum, como ficou conhecido o plano de estudos nos colégios jesuítas, buscou sempre absorver o que de mais elevado e eficaz existia para o ensino e a propagação da cultura cristã. É imprescindível que a conheçamos bem, seja para que sigamos as suas valiosas lições, seja para que, não concordando com os princípios ali regedores, inspire-nos ao menos uma busca ampla de tudo o que é bom, verdadeiro e belo.

A pedagogia por vezes chamada de inaciana, que formou não só homens como: São José de Anchieta, São João da Cruz, São Francisco de Sales, Cervantes, Padre Antônio Vieira e o nosso Mário Ferreira dos Santos; mas também: Descartes, Rousseau e Diderot; é motivo de grandes controvérsias que precisam ser conhecidas por todos que buscam a verdade; é preciso que nos questionemos sobre como um único método formou personalidades tão antagônicas.

No II Congresso Brasileiro de Educação Liberal – que ocorreu em 2017 em Porto Alegre / RS – o Instituto Hugo de São Vítor abriu um espaço na esfera pedagógica, para que mais pessoas possam conhecer o método; que formou a maior parte dos homens de ciências e letras na modernidade.

Informações adicionais

Objetivos

Que pais, professores e todos aqueles que de forma autônoma busquem o crescimento humano integral.
Possa-se mais conscientemente estabelecer uma ordem dos estudos, uma Ratio Studiorum.

Duração

Disponível por 60 dias

Certificado

Será disponibilizado, no ambiente de ensino do aluno, no próprio perfil de usuário, um certificado digital no formato PDF após a conclusão do curso

Conteúdo do Curso

  • Palestra 1 - A Confraria de Artes Liberais e o IHSV Trivium: Gramática, Lógica e Retórica;
  • Palestra 2 - A unidade do Trivium;
  • Palestra 3 - O Trivium na educação da imaginação;
  • Palestra 4 - Aristóteles e o Trivium;
  • Palestra 5 - A educação segundo Platão;
  • Palestra 6 - A vida sem imaginação;
  • Palestra 7 - Por que estudar o simbolismo natural;
  • Palestra 8 - Leitura, memorização e composição poética.

Aulas Abertas

Fechar Menu
×
×

Carrinho