fbpx

Descrição

Este programa de artes liberais é o resultado de anos de preparação e de estudos na Confraria de Artes Liberais, onde, depois de diversos eventos, cursos e discussões, surge um programa completo de educação média voltado para uma maior compreensão, por parte dos brasileiros, de suas próprias vidas e de suas próprias circunstâncias. As três artes do Trivium – Gramática, Retórica e Lógica – ocupam um ano e meio do programa; as do Quadrivium – Aritmética, Música, Geometria e Astronomia –, mais um ano. O objetivo deste programa é preparar o aluno para os estudos superiores de Filosofia, Teologia, Direito, Crítica Literária, et cetera. Ou simplesmente ajudá-lo a tornar-se melhor, ajudá-lo a melhorar em suas atividades profissionais, a desenvolver-se com maior inteligência e mais sabedoria.

Professores

São pessoas que atuam no ensino de suas respectivas disciplinas sabendo ser a docência uma obrigação moral para o homem de estudos. Todas essas aulas já foram dadas, criticadas e revisadas pelos seus pares, o que as torna um resultado parcial do largo caminho intelectual trilhado por cada um deles. Resultados: Não acreditamos que a vida de estudos possa ter término. Por isso, por mais que tenhamos um programa com início, meio e fim, que ninguém se considere “formado”, de todo pronto, para exercer atividades de docência em qualquer área. Garantimos sim que o programa de artes liberais da Confraria constitui uma vasta introdução à vida intelectual independentemente das províncias do conhecimento tidas pelos alunos como objeto de especialização. E para aqueles que não se veem chamados à vida intelectual, consideramos ser algo extremamente benéfico para o crescimento individual como ser humano. Assim, esperamos que cada um que completar este programa torne-se um irradiador e aprimorador das milenares artes liberais. Pelo bem do Brasil e para maior glória de Deus, temos certeza de que professores e alunos juntos muito farão pela cultura e pela civilização ao término deste programa que é apenas um primeiro passo.

Método

O Programa de Estudos Liberais está organizado em cinco módulos, cada um com duração de 6 meses. Dessa forma, o aluno tem esse prazo para concluir as aulas e ser aprovado, como em um curso presencial. Assim, a duração total do curso é de 2 anos e meio, sendo necessária a conclusão de cada módulo para avançar ao módulo seguinte. Quando todos os módulos estiverem disponíveis e o aluno quiser se matricular em mais de um, poderá fazê-lo com um maior tempo de acesso devido à maior quantidade de aulas contratadas. O prazo para realizar o curso faz parte da metodologia, pois torna a constância necessária à vida de estudos presente na programação diária de nossos alunos. É vedado ao aluno, portanto, o download das aulas. Adotou-se essa prática pela experiência de nossos antigos cursos e pelo bom andamento dos atuais alunos do curso, que podem estar em contato com os professores com frequência e progredir de forma sensível. As aulas do Programa são expositivas, contando com leituras, comentários e análises de obras clássicas de cada disciplina, além de tarefas adicionais e conteúdo extra. Todo esse material está hospedado em uma plataforma EAD profissional que possibilita, durante o período de seis meses para cada módulo, o acompanhamento das aulas, a realização de atividades e exercícios, a tutoria dos professores e o acesso ao fórum de discussões. Para a progressão do aluno em cada aula, é necessária uma nota mínima nas avaliações propostas pelos professores. Caso não seja atingida essa nota, é possível refazer as avaliações. Os materiais didáticos são desenvolvidos pelos professores com o conteúdo das disciplinas do módulo em questão, para baixar em pdf. Os livros para complemento dos estudos são indicados pelos professores e as atividades incluem produção textual para cada módulo. Os melhores trabalhos serão divulgados nas publicações do Instituto Hugo de São Vítor.
Fechar Menu
×
×

Carrinho