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O objetivo deste programa é preparar o aluno para os estudos superiores de Filosofia, Teologia, Direito, Crítica Literária, et cetera. Ou simplesmente ajudá-lo a tornar-se melhor, ajudá-lo a melhorar em suas atividades profissionais, a desenvolver-se com maior inteligência e mais sabedoria.

Este programa de artes liberais é o resultado de anos de preparação e de estudos na Confraria de Artes Liberais, onde, depois de diversos eventos, cursos e discussões, surge um programa completo de educação média voltado para uma maior compreensão, por parte dos brasileiros, de suas próprias vidas e de suas próprias circunstâncias. As três artes do Trivium – Gramática, Retórica e Lógica – ocupam um ano e meio do programa; as do Quadrivium – Aritmética, Música, Geometria e Astronomia –, mais um ano.

Os professores do PEL são pessoas que atuam no ensino de suas respectivas disciplinas sabendo ser a docência uma obrigação moral para o homem de estudos. Todas essas aulas já foram dadas, criticadas e revisadas pelos seus pares, o que as torna um resultado parcial do largo caminho intelectual trilhado por cada um deles. Resultados: Não acreditamos que a vida de estudos possa ter término. Por isso, por mais que tenhamos um programa com início, meio e fim, que ninguém se considere “formado”, de todo pronto, para exercer atividades de docência em qualquer área. Garantimos sim que o programa de artes liberais da Confraria constitui uma vasta introdução à vida intelectual independentemente das províncias do conhecimento tidas pelos alunos como objeto de especialização. E para aqueles que não se veem chamados à vida intelectual, consideramos ser algo extremamente benéfico para o crescimento individual como ser humano. Assim, esperamos que cada um que completar este programa torne-se um irradiador e aprimorador das milenares artes liberais. Pelo bem do Brasil e para maior glória de Deus, temos certeza de que professores e alunos juntos muito farão pela cultura e pela civilização ao término deste programa que é apenas um primeiro passo.

O Programa de Estudos Liberais está organizado em cinco módulos. As aulas do Programa são expositivas, contando com leituras, comentários e análises de obras clássicas de cada disciplina, além de tarefas adicionais e conteúdo extra. Todo esse material está hospedado em uma plataforma EAD profissional que possibilita, o acompanhamento das aulas, a realização de atividades e exercícios, a tutoria dos professores e o acesso ao fórum de discussões. Para a progressão do aluno em cada aula, é necessária uma nota mínima nas avaliações propostas pelos professores. Caso não seja atingida essa nota, é possível refazer as avaliações. Os materiais didáticos são desenvolvidos pelos professores com o conteúdo das disciplinas do módulo em questão, para baixar em pdf. Os livros para complemento dos estudos são indicados pelos professores e as atividades incluem produção textual para cada módulo. 

Assinatura Mensal

R$ 79

  • Tutoria online
  • Suporte técnico
  • Material didático (PDF) de suporte às aulas
  • Certificação

Assinatura Anual

R$ 750

12x R$ 62,50

  • Tutoria online
  • Suporte técnico
  • Material didático (PDF) de suporte às aulas
  • Certificação

Os cursos preliminares lhe darão a base para avançar nos módulos do programa de estudos liberais.

A Natureza Humana e as Artes Liberais
Henrique Elfes

A Natureza Humana e as Artes Liberais é um curso proferido pelo professor Henrique Elfes para o grupo da Confraria de Artes Liberais.
Na primeira aula, em vídeo, o professor esclarece pontos importantes sobre a divisão das artes liberais e as faculdades da inteligência humana que as antecedem ou também delas procedem. Trata-se de como o encontro da natureza humana e das coisas do universo se dá no intelecto de maneira especial e se traduz em práticas, ações, reações, atividades, sentimentos, emoções, dentre tantas das possibilidades criadas por Deus para o homem destinadas ao seu fim último. O professor também descreve e compara com profundidade a natureza humana com a de outros animais, situa-nos dentre os seres de Deus.
Em áudio temos o curso de Antropologia Transcendental, em duas partes, ainda no mesmo âmbito de discussão. Durante essas aulas, o professor Henrique trata do assunto referente ao Logos Divino o tempo todo, nas quais faz questão de tornar cada aluno apto a seguir nesta linha de estudos com alguma segurança das próprias conclusões e voltando-se aos exemplos da aula, assim como para o modo como tudo é aqui explicado.

A ordem dos estudos nas artes liberais
Clístenes Hafner Fernandes
Neste curso, o professor Clístenes demonstra por que existe um alto valor em estudar as artes liberais e a qual necessidade humana este conjunto de disciplinas, que já foi a base curricular de gerações de estudiosos, sempre atendeu.
As artes liberais não são um fim em si mesmas. São um caminho de passagem, precisamos avançar além disso. Elas são um conjunto de técnicas que vão nos possibilitar seguir nos estudos que merecem nossa atenção, como filosofia ou teologia, ou de alguma outra ciência.
Neste curso em 3 aulas, o professor explica qual a ordem a ser adotada no estudo das 7 artes liberais, como é o encadeamento das disciplinas e a relação de dependências entre elas.

Aristóteles e o Método Científico
Rafael de Paola

Aristóteles pode parecer para muitos hoje uma peça de museu. Mas a verdade é que isso que atualmente chamamos de “Ciência” não só jamais teria existido sem a providencial iniciativa do Estagirita, como ainda penetra em controvérsias que seguem remetendo a questões por ele já discutidas.
Este curso de 4 aulas, visa descrever um breve panorama histórico da atividade científica no ocidente, entender como ela se desenvolveu no curso dos tempos, e se aprofundar sobre a força motriz que a impulsiona desde sua origem até os dias de hoje, tomando como baliza aquele que é o seu pai fundador e que ainda parece ter tanto para nos dizer a seu respeito.

Gramática e Retórica na Antiguidade
Rafael Falcón

O desenvolvimento da Gramática como disciplina.
Górgias e o fracasso da retórica sofística.
A oratória romana segundo Cícero e Quintiliano.

O professor Rafael Falcón inicia seu curso de gramática e retórica na idade antiga descrevendo o homem da idade média, desmitificando descrições que normalmente são feitas disso para introduzir o assunto do uso real da gramática e da retórica próximo do tempo do surgimento dessas artes;  coloca-se a favor de uma revisão de todo ensino moderno, tomando esse ensino como algo que se modificou ao longo do tempo e que vai se perdendo de seus usos iniciais. Traz-nos certas causas, certas justificativas importantes para entender o tema, que hoje fica desconjuntado de sua origem.

Fundamentos Básicos de Latim
Clístenes Hafner Fernandes

O curso Fundamentos Básicos de Latim foi gravado pelo professor Clístenes Hafner Fernandes. São apresentados os primeiros oito capítulos do livro Lingua Latina Per Se Illustrata. É ensinado um capítulo por aula; o professor faz a leitura explicada de cada texto em latim e português, não exigindo que o aluno, em algum momento dos seus estudos, tenha qualquer dicionário, salvo raras exceções. Até o capítulo ensinado, o método apresenta a primeira e a segunda declinação, os principais pronomes e consta de uma significativa quantia de palavras para aquisição de um vocabulário inicial.

Introdução à poesia latina
Matheus Knispel da Costa

Introdução, à poesia de Virgílio, Horácio e Ovídio. Aborda ritmo, metrificação, e detalhes importantes de cada poeta e obra, dentre outras explicações de grande relevância para aqueles que desejam ler os clássicos ou mesmo compor poesias.

Quando falamos em poesia latina, estamos em um ambiente sobretudo musical, em que os autores e a literatura eram mais ouvidos do que lidos. É uma literatura extremamente ligada à música e cultura oral.
Neste curso em 3 aulas, o professor Matheus, através do estudo da métrica e ritmo clássicos, ensina a ler os 2 maiores poetas da língua latina: Virgílio e Horácio.

O modo de apreender e meditar – Hugo de São Vítor
Augusto Fleck

Leitura comentada do opúsculo sobre o modo de aprender e o modo de meditar (De modo dicendi e meditandi), de Hugo de São Vítor.

No opúsculo, Hugo de São Vitor ensina que o primeiro passo da meditação é a humildade. O estudante nunca pode se achar conhecedor de todas as coisas, nem deve desprezar ciência alguma, procurando aprender de qualquer um, seja grande ou pequeno. O segundo passo diz respeito à leitura assídua e ao estudo. Finalmente, o passo final é a aquisição de eloquência para transmitir o que aprendeu.

A aula é um colóquio orientado pelo prof. Augusto Fleck, com a leitura do texto em português pontuado por alguns trechos do escrito original em latim.

Latim Básico I – Professor Clístenes apresenta alguns métodos de estudo de Latim e lê textos essenciais para quem necessita de uma compreensão plena da gramática e de um bom vocabulário latino inicial.

Grego Koiné – O Grego koiné, baseado no dialeto Ático, resultante da convergência de duas línguas da mesma família, também é chamado de grego bíblico ou grego do Novo Testamento. É ensinado aqui pelo professor Felipe Farinon. As aulas ajudam os alunos a compreender textos importantes e apresentam bons métodos de estudo autodidata, selecionados pelo professor.

Gramática e Literatura em Língua Portuguesa – Indispensável mesmo para os estudos das “exatas”, a Gramática e o melhor da literatura em língua portuguesa são abordadas aqui neste curso. As aulas são ministradas pelo professor Adriano Migliavaca, tomando os poemas de Luis Vaz de Camões, principalmente sonetos, como material de estudo.

Mitologia Greco-Latina – Sem o imaginário da mitologia Greco-Latina nada se pode dizer do Ocidente, pois aqui se encontram as grandes imagens das quais por séculos os homens ocidentais se utilizaram para pensar sobre tudo. O curso se detém em leituras e narrações de grandes clássicos Greco-Latinos de grande importância e instruções para que os alunos também possam utilizar-se das obras por si mesmos. Ministrado pelo professor Clístenes.

Antigo Testamento I – No curso do Antigo Testamento, o professor de história Rodrigo Naymaier passa pelos episódios iniciais dos livros sagrados acrescentando informações importantes para leitura e compreensão mais clara dos textos.

Lógica I – O curso de Lógica é centrado nos estudos dos escolásticos medievais que se tornaram indispensáveis para conclusão de qualquer artigo científico sério.

Latim Básico II – O método utilizado é o de Hans H. Orberg, o método direto ou natural, Língua Latina per se illustrata. Ainda nos capítulos iniciais o professor retoma conteúdos gramaticais e conceitos de palavras importantes vistos no primeiro módulo, exercita a compreensão da língua explicando em latim e português e ensina novos conteúdos eferecendo exercícios e materiais.

Grego II – No segundo módulo de Grego II, com aulas de Grego Antigo, o professor utiliza o livro Athenaze, que não é como o método natural, embora se aproxime muito, retoma vocábulos iguais ou similares aos do Grego koiné, já vistos no Módulo I e lê novos textos para aprimorar o vocabulário e a capacitação dos alunos na leitura de textos clássicos antigos.

Gramática e Literatura em Língua Portuguesa II – Seguindo com Camões, mas agora embarcando em Os Lusíadas. O professor Miguel traz nobres informações e interpretações de diversos autores e de suas próprias pesquisas sobre a obra mais importante da Língua Portuguesa. São aulas densas e abrem-se, em conteúdo, para o todo que já foi estudado até então neste Programa de Estudos Liberais.

Antigo Testamento II – O professor Rodrigo retoma a leitura do Antigo Testamento e segue o curso de suas aulas do Módulo I.

Gramática III
Latim III
Retórica I
Sagrada Escritura III
Lógica II

Retórica II
Aritmética
Geometria

Retórica III
Astronomia
Música

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