Aritmética

Toda a pessoa que passou pelos bancos escolares possui conhecimentos matemáticos, por mais que limitados e insuficientes. A aritmética como arte liberal busca não tanto a capacidade mecânica de calcular de forma eficiente, mas o entendimento da teoria dos números e quantidades para desenvolver as capacidades científicas nos demais ramos da matemática.

Geometria

Como arte liberal, a Geometria, principalmente a Euclidiana, busca desenvolver a imaginação e a compreensão das realidades abstratas que independem da matéria, como definiu Platão. Sua concretização servirá para analisar o conteúdo aprendido e, em seguida, usar os conceitos geométricos para desenvolver as artes mecânicas como construção, carpintaria, et cetera

Música

Além de bela arte, a música é também uma arte liberal. A teoria musical é aplicação das quantidades aritméticas, além de desenvolver a memória e a expressão da alma humana por meio de harmonias, ritmos e melodias.

Astronomia

Estudo da mecânica celeste, aplicação da Geometria, e do simbolismo astrológico. Indispensável para a compreensão das obras dos maiores pensadores do Ocidente e de sua cosmovisão.

Fechar Menu
×
×

Carrinho